Educação especial
RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade de abordar o contexto histórico da educação inclusiva na sociedade, mostrando como era e o quanto é notável a evolução da educação especial, percebe-se que o fato de dar educação de qualidade para todos é de suma importância, por isso vem à preocupação de todos nessa área. É importante lembrar que a pessoa com especificidade tem direitos e assim como qualquer outra ela sente, pensa e cria, respeito é fundamental para todos. A característica principal de uma educação inclusiva é possibilitar que todas as crianças tenham a oportunidade de acesso, permanência e o aproveitamento na escola, daí a importância de profissionais especializados no âmbito escolar.
Palavras Chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Profissionais especializados.
1 INTRODUÇÃO
Antigamente o tratamento das pessoas que possuíam alguma necessidade especifica era a morte por ser considerada como um castigo ou então a superproteção. A educação dessas pessoas era quase nenhuma, pois as crianças que não conseguiam acompanhar o ritmo da turma. As crianças com síndrome de down antigamente eram consideradas como mongolóides, aberrações, entre outros.
Pode-se perceber que ao longo da história houve muitas mudanças em relação à educação das crianças com necessidades especiais, há escolas especializadas para o atendimento, com recursos, bem estruturada, profissionais comprometidos com a educação. O que ainda há muito ainda é o desrespeito, a discriminação da parte de muitas pessoas que não conseguem entender que todos nós somos diferentes. Por isso a importância da inclusão em escolas regulares.
A política educacional brasileira atualmente inclui em suas metas, a integração de crianças e jovens que possuem alguma especificidade na escola regular, com o apoio de atendimento educacional especializado (AEE) quando se fizer necessário.
Segundo a lei de diretrizes e