A prática pedagógica e o desenvolvimento na Educação Infantl
Educação Infantil
De acordo com a LDB Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo por objetivo realizar o desenvolvimento global de crianças da idade de 0 à 6 anos sendo oferecida em creche, ou entidade equivalente até os 3 anos e em pré escola de 4 à 6anos.
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social... (LDB 1996)”
Ao falarmos sobre Educação Infantil temos que focar no agente principal desse processo que é a criança, segundo Brasil 2010 a criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Esse período da infância é descrito por Piaget (1999) como primeira infância. E passa por diversas fases do desenvolvimento.
Apesar das pesquisas feitas pelo autor terem se estendido até a adolescência neste trabalho só serão relatadas as pesquisas referente a Educação infantil.
O período existente desde quando a criança nasce até a aquisição da linguagem oral que ocorre aproximadamente aos dois anos é denominada pelo autor de sensório motor. Neste período a criança apresenta um elevado desenvolvimento mental, pois o mesmo ocorre através da experimentação.
Ao nascer a vida mental do bebê se reduzem as tendências instintivas como a nutrição e o sono, mas com o passar do tempo ele começa a conquistar através da percepção e dos movimentos todo o universo prático que o cerca, experimentando o próprio corpo (brincando com mãos e pés), manuseando objetos e partindo dessa experimentação do ambiente (e de si mesmo) a criança vai desenvolvendo a inteligência prática.
“Mas é uma inteligência totalmente práica, que se refere à manipulação dos