A Proteína
As proteínas são feitas de compostos orgânicos relacionados ao metabolismo de construção. Durante as fases de crescimento e desenvolvimento do indivíduo, há um aumento extraordinário do número de suas células que passam a exercer funções especializadas, gerando tecidos e órgãos.
Existem vários tipos de proteínas dentre elas estão:
Proteínas simples: São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo:
As Albuminas: São as de menor peso molecular e também são encontradas em animais e vegetais, são solúveis na água. Exemplos: albumina do plasma sanguíneo e da clara do ovo.
As Globulinas: Elas têm um peso molecular mais elevado, são encontradas em animais e vegetais e também são solúveis em água salgada. Exemplos: anticorpos e fibrinogênio.
As escleroproteínas ou proteínas fibrosas: Têm um peso molecular muito elevado, são exclusivas só dos animais e são insolúveis na maioria dos solventes orgânicos. Exemplos: colágeno, elastina e queratina.
Proteínas Conjugadas: São também denominadas heteroproteínas. As proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não proteico, chamado grupo prostético. Dependendo do grupo prostético tem-se:
Proteínas conjugadas
Grupo prostético
Exemplo
Cromoproteínas
Pigmento
Hemoglobina, hemocianina e citocromos.
Fosfoproteínas
Ácido fosfórico
Caseína (leite)
Glicoproteínas
Carboidrato
Mucina (muco)
Lipoproteínas
Lipídio
Encontradas na membrana celular e no vitelo dos ovos.
Nucleoproteínas
Ácido nucléico
Ribonucleoproteínas e desoxirribonucleoproteínas.
Proteínas Derivadas: As proteínas derivadas formam-se a partir de outras por desnaturação ou hidrólise. Podem-se citar como exemplos desse tipo de proteínas as proteoses e as peptonas, formadas durante a digestão.
As Enzimas
As enzimas são substâncias do grupo