A produção de energia para os grandes projetos na Amazônia
1. Introdução
Esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância que a produção de energia para os grandes projetos trouxe para Região Amazônica, nos aspectos econômicos e sociais.
Sumário
1. Introdução 2
2. Desenvolvimento 4
3. Conclusão 6
4. Referências 7
2. Desenvolvimento
Na década de 1970 aconteceu uma grande crise econômica devido o aumento do preço do petróleo, principal fonte de energia no mundo. Essa crise repercutiu no Brasil e alterou a geopolítica regional. A Amazônia passou a ser vista como uma importante fonte de recursos naturais para a exportação. A implantação de grandes projetos, financiados com recursos externos para a exploração de minerais e a construção de hidrelétricas foi promovida pelo estado.
A Amazônia foi transformada numa grande fronteira nacional e mundial de recursos. Se por um lado houve grandes investimentos na região que contribuíram para o crescimento urbano e de infraestrutura, por outro, essa política acirrou os conflitos sociais, no campo e na cidade, e intensificou os impactos ambientais
Durante a crise do Petróleo, o Governo brasileiro lançou II Plano Nacional de Desenvolvimento(II PND, de 1975-1979, plano que valorizou a retomada do crescimento econômico no Brasil por meio de um modelo de desenvolvimento industrial , levando à criação do plano 90 para o investimento no setor energético. Para isso projetou a construção de várias hidrelétricas pelo país com as respectivas capacidades de produção energética: a de Itaipu, no rio Paraná; a hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins; no rio São Francisco,, as hidrelétricas de Itaparica, Sobradinho, Paulo Afonso IV. Seriam construídas também usinas hidrelétricas na região Centro-Sul do país, que atenderiam ao objetivo de interligar os sistemas elétricos das regiões Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
O sistema de geração e