A Primeira Forma De Educa O Teatro
Narrador: Nas tribos tudo é aprendido pela prática para sobrevivência. Todos são submetidos aos chamados ritos de passagem.
Mãe e filha olham para frente.
Mãe: Minha filha está vendo estas marcas que todos os homens de nossa tribo têm em seus corpos?
Filha: Sim.
Mãe: Você sabe oque elas representam?
Filha: Não.
Mãe: Elas representam as memórias de nossa tribo, essas marcas os tornam parte de nosso povo carregam as lembranças de toda nossa comunidade.
As duas começam a caminhar e a filha observa a mãe tentando fazer tudo oque ela faz.
Narrador: Todas as vivências da tribo eram levadas em consideração para um aprendizado onde o maior objetivo era a tribo tudo era emproou do bem maior, todos eram tratados do mesmo modo não havia divisão de classes.
Mulheres trabalhando a colheita com as crianças em volta.
Mãe com um pedaço de feijão na mão.
Mãe: Filha sente-se aqui ao meu lado que vou lhe ensinar como nós aprendemos a descascar o feijão, o modo como foi ensinado a sua vô e foi passado a mim e tem sido assim por muitos e muitos anos.
Filha: Mãe, mas porque tudo tem que ser do mesmo modo?
Mãe: Porque assim conseguimos manter nossas raízes, tudo continua como sempre foi desde quando nossa tribo surgiu, eu estou lhe ensinando tudo que aprendi com os meus pais e gostaria que você passa-se aos seus filhos quando chegar a hora. Assim nossa cultura vai ser passada por gerações sem que seja perdida ao longo dos anos.
Mãe e filha continuam descascando o feijão
Narrador: como nas tribos tudo que é aprendido é passado de família para família assim também é com as lendas os pais passam para seus filhos os contos que lhe foram ensinados, pois assim sua cultura permanece inalterada.
Filha deita e mãe sentada do seu lado.
Filha: Mãe me conta uma historia nova esta noite?
Mãe: Vou - lhe contar sobre a vitória regia.
Em uma tribo indígena da Amazônia vivia uma bela índia chamada Naiá. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas e as