pedagogia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO
Com a queda do Império Romano do Ocidente, a Europa entra na chamada Idade Média. Algumas coisas precisam ser ditas antes de entrarmos nessa etapa do nosso estudo. Em primeiro lugar, lembre-se que a Idade Média esteve restrita à Europa! O restante do mundo habitado continuou sua vida e a construção da sua própria história.
Tradicionalmente, a Idade Média foi caracterizada pelos humanistas e reforçada pelos iluministas, como uma época de trevas, dos “séculos obscuros”. Segundo Cambi (1999) essa visão (já revisada pela historiografia) interpretava a Idade Média como um período de profunda regressão da civilização que retornou à condição de vida do tipo arcaico: uma economia de subsistência, uma sociedade regulada pela dependência e pela fidelidade a formas de quase escravidão, uma técnica inexpressiva, uma elaboração cultural reduzida, um tipo de relações internacionais restritas e inseguras, marcada ainda pela migração dos povos, por conflitos étnicos e por explosão de pauperismo.
Fonte: Bruno (2012)
Hôtel-Dieu de Paris, considerado o hospital de caridade mais antigo da cidade de Paris, teria sido reconstruído várias vezes entre os séculos VII e XVIII. A arquitetura atual é do século XVIII e o hospital é ligado à Faculdade de Medicina da Université Paris-Descartes.
Fonte: BRUEGEL... (2005)
Pieter Bruegel - Provérbios holandeses de 1559.
Evidentemente, existe nesse quadro alguma verdade, como aponta o autor, mas existe também um lugar-comum que não resistiu à revisão historiográfica que ocorreu já a partir do romantismo. É preciso ficar claro que a Idade Média não é a época sombria que muitos de nós aprendemos nas