A Preservação Da Cultura Como Um Mecanismo Para O Desenvolvimento Do Turismo Cultural Na Cidade De Chimoio
O turismo não pode ficar de fora quando se discute sobre o desenvolvimento económico, principalmente porque esta é uma actividade socioeconómica que tem vindo a registar um crescimento acentuado a nível mundial a vários anos. Sendo uma actividade em constante evolução, tem sido a forca motora de desenvolvimento de muitos países.
Moçambique, pela sua localização geográfica e seu legado histórico-cultural, não ia ser diferente, esta actividade tem apresentado repercussões na balança de pagamentos peculiarmente quando se trata de turismo receptor que abrange as visitas de um país por não residentes do mesmo, pois turistas de várias partes do mundo viajam com destino a Moçambique, almejando usufruir das lindas praias e do legado histórico-cultural cá existentes, originando desta forma, uma entrada de divisas para a economia Moçambicana.
Neste prisma, o presente trabalho tem como tema, “A Preservação Da Cultura Como Um Mecanismo Para O Desenvolvimento Do Turismo Cultural Na Cidade De Chimoio” e foi elaborado com o intuito de fazer uma mera abordagem de aspectos relevantes inerentes ao desenvolvimento do turismo cultural na Cidade de Chimoio.
2. OBJECTIVOS
2.1. Geral:
Compreender o desenvolvimento do turismo cultural na cidade de Chimoio.
2.2. Específicos:
a) Indicar as actividades culturais que contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural.
b) Falar do envolvimento da comunidade local.
c) Apresentar os benefícios do turismo cultural para a cidade de Chimoio.
3. METODOLOGIA
Para a materialização do presente trabalho recorreu-se à alguns processos metodológicos imprescindíveis na realização de um trabalho de pesquisa a saber:
a) Pesquisa bibliográfica: consistiu na consulta e leitura de obras que versam sobre o tema em abordagem, com o intuito de se construir uma base teórica sobre o assunto em estudo.
b) Pesquisa virtual: baseou-se na consulta de artigos, páginas disponíveis na