A pratica da alfabeização
ALINE JOSEANE KRANZ -- 542850
A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
MONTENEGRO 2012
2
A ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO
Busco neste trabalho, uma reflexão sobre a alfabetização da criança aos seis anos, idade em que ingressa no primeiro ano do ensino fundamental. Fala-se e discuti-se muito em alfabetização na atualidade, seu conceito sofreu consideráveis modificações, sem dúvida isso, para melhorar a educação e o processo de ensino em nosso país. Em minha pesquisa começarei por buscar uma definição de
alfabetização e as características do processo de alfabetização adotada pela professora do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Montenegro. Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante para conhecer como as crianças aprendem, as práticas de linguagem e as atividades em classe são fundamentais. O melhor método para a alfabetização é um discussão antiga entre os especialistas no assunto e também entre os pais quando vão escolher uma escola para seus filhos começaram a ler as primeiras palavras e frases. No caso brasileiro, com os elevados índices de analfabetismo e os graves problemas estruturais na rede pública de ensino, especialistas debate qual seria o melhor método para revolucionar, melhorar a educação brasileira. Ao longo das décadas, houve uma mudança da forma de pensar a educação, que passou de ser vista da perspectiva de como o aluno aprende e não como o professor ensina. Segundo a educadora alfabetizar é encontrar equilíbrio entre dois polos, compreender a natureza do sistema da escrita e as características da linguagem que escreve. Assim promovendo atividades para diagnosticar e avaliar o que as crianças sabem e o caminho que cada uma, precisa percorrer para se alfabetizar.
3
Ninguém aprende a ler e escrever se não aprender relações entre fonemas e grafemas- para codificar e para decodificar. Isso é uma parte específica do processo de aprender a ler e a escrever.