A Posição Estratégica da Tecnologia da Informação nas Empresas como Imposição da Atualidade
Resumo: O artigo aborda acerca do impacto no nível estratégicos das empresas em decorrência da evolução da Tecnologia da Informação (TI) motivado pelo o mercado altamente competitivo. A TI atualmente é um grande desafio para gestores extrair conhecimento que possa influenciar em decisões assertivas de negócios. Com isso, são apresentados neste trabalho recursos estratégicos para utilização da TI, como modelos das aplicações e tendências estratégicas.
Palavras-chaves: Tecnologia da Informação; Tendência estratégica; Competitividade.
Resenha Critica
A Tecnologia da Informação (TI) nas últimas décadas avançou de forma significativa, e naturalmente novas tendências foram e são impostas pelo mercado, que devido a globalização é cada vez mais acirrado e exige uma assimilação eficaz e veloz. A tecnologia da Informação deixou de ser um mero coadjuvante no organograma das empresas para ocupar um importante espaço no nível estratégico e tratados pelos gestores como uma ferramenta para a tomada de decisões nas empresas.
Neste artigo o autor reforça o contexto da TI como vital para as empresas, pois é uma fonte de insumos consistente, onde aplicados modelos como Grid Estratégico e/ou Matriz de Intensidade de Informação pode construir estratégias para nortear os gestores em tomadas de decisões e o seu negócio diferenciado no mercado. Não é exagero afirmar, mas os gestores das empresas que não darem o devido crédito a área de TI certamente estarão fadadas ao fracasso e suas decisões os afastaram da competitividade frente aos seus concorrentes.
Referencia bibliográfica
MELO, R. A.; DANIEL. A importância da tecnologia da informação nas estratégias das organizações contemporâneas: breve revisão de literatura. V Congresso Virtual Brasileiro de Administração, dezembro. 2008