A população da alemanha
População
A Alemanha é o país mais populoso da Europa ocidental e da União Européia, mas considerando o continente inteiro, a Alemanha fica em segundo lugar, perdendo somente para a Rússia.
A população alemã tem como característica o aumento do percentual de idosos em relação ao de jovens, pois no país há um importante aumento da expectativa de vida e, ao mesmo tempo, da baixa no índice de natalidade. Nesse processo a população retraiu de 82,5 milhões, em 2004, para 82,2 milhões, em 2007.
O país possui grande densidade populacional, de 231 pessoas por km², acima da média européia de 112 pessoas por km². A longevidade dos idosos em ascensão, o baixo índice de natalidade que, atualmente, é de 1,3 filho por mulher, e o número cada vez mais reduzido de casamentos, desencadeia uma diminuição de pessoas nos lares alemães.
A expectativa de vida média no ano de 2005, na Alemanha, era de 81,7 anos para mulheres e de 76,2 anos para homens. O número de pessoas que vivem sozinhas é muito maior nas áreas urbanas. A capital Berlim e sua área metropolitana têm uma população de 3,4 milhões de pessoas.
A região do país de maior densidade demográfica é o oeste, que apresenta uma densidade maior do que a área oriental que apresenta 20% menos do total da população de todo o país. As regiões mais populosas são Frankfurt do Meno, Wiesbaden e Mainz, áreas onde há o contato com os rios Reno e Meno.
As regiões de chamecas na planície setentrional da Alemanha são menos povoadas, devido às grandes montanhas de Eifel, da floresta Bávara do Alto Palatinado e da Marca de Brandemburgo.
A origem da formação do povo alemão é da fusão de várias tribos germânicas, entre elas os francos, os saxões, ossuábios e os bávaros. Cada tribo não existe mais, mas deixaram traços regionais. Depois da Segunda Guerra Mundial, a imigração de estrangeiros compensou as perdas humanas. Antes da construção do Muro de Berlim, o país recebeu grande fluxo de imigrantes que entravam no país em