Teologia emergente
Gledson Ferreira da Silva
Eleilton William de Souza Freitas
Julio Cesar da Silva
Denise Ambrosio
Ewerton Barros Xavier da Silva
Gildásio Pereira Bezerra
Denisley Campos Sponton
A TEOLOGIA DA IGREJA EMERGENTE
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Desafios da Pós-Modernidade, ministrada pelo professor Itamir Neves de Souza, do curso de Bacharel em Teologia.
São Paulo
2012
A TEOLOGIA DA IGREJA EMERGENTE
Introdução
A Teologia da Igreja Emergente, para alguns teólogos e pensadores cristãos da atualidade, parece trazer preocupação, todavia, suas preocupações não são apenas para a teologia emergente, mas também com o contexto temporal que ela está inserida, ao analisar e pesquisar sobre a teologia emergente percebe que todos os tipos de ideias estão sendo criativamente combinados, a fim de produzir um novo “Cristianismo”, que agrade ao gosto de todos os homens religiosos. (A verdade bíblica tem sido descartada em favor do pensamento pluralista). O ensino da igreja emergente tende a ser complicado, intricado, contraditório e confuso. Ele (o ensino da igreja emergente) é móvel e, quando forçado a ficar parado e ser consistente, ele se racha! Todavia, existe um lado conservador dentro do grande campo da igreja emergente, o qual complica as mudanças constantes.
Exclusividade de Jesus Cristo
Um dos pontos que mais se discute nas conversas emergentes é a exclusividade de Jesus Cristo, como o Messias Divino de Israel e o exclusivo Salvador da humanidade; a exclusiva revelação do Deus verdadeiro e o Único a nos dar acesso ao Pai. McLaren tem questionado, seriamente, algumas divisões do Cristianismo, a qual trata de “quem é quem” e de “quem está fora” da fé autêntica. Contudo, uma coisa é questionar a maneira como a exclusividade de Cristo tem sido apresentada a este mundo