A política do álcool
O que é?
O bafômetro é um aparelho utilizado para se detectar a porcentagem de álcool na corrente sanguínea de uma pessoa, de uma maneira bem simplificada ele vai checar esse percentual analisando o ar contido nos pulmões.
Existem vários tipos de bafômetro, mas todos envolvem reações químicas com o álcool etílico presente nesse ar coletado (baforada) e um reagente, com isso o nome técnico desse aparelho seria etilômetro. Os mais comuns utilizam dicromato de potássio e células de combustível. Este último é o mais usado entre os policiais no Brasil.
Modo de funcionamento dos dois principais tipos de bafômetros
1-Utilizando o dicromato de potássio
Quando o álcool entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O). Na reação final, o dicromato (amarelo-alaranjado) dá origem ao Sulfato de Crômio III (coloração verde). Esta mudança de coloração indica que o motorista contem certo percentual de álcool no sangue.
Essa é a reação que ocorre entre o dicromato de potássio e o álcool etílico:
K2Cr2O7(aq.) + 4 H2SO4(aq.) + 3 C2H5OH(v) → 3 C2H4O(g) + K2SO4(aq.) + Cr2(SO4)3(aq.) + 7 H2O(l)
17
2-Utilizando células de combustível
Com a ajuda de um catalisador, o álcool expirado reage com o oxigênio presente no aparelho. A reação libera ácido acético, íons de hidrogênio e elétrons. Os elétrons passam por um fio condutor, gerando corrente elétrica. Quanto mais álcool, maior a corrente: um chip faz as contas e dá a concentração de álcool no sangue.
18
Um pouco de biologia:
Tomado um gole, em poucos segundos, o álcool começa a ser absorvido pelo estômago, cai na corrente sanguínea e passa em forma de vapor para os pulmões. O processo inverso é bem mais longo.
Veja quanto tempo, em média, uma dose leva para desaparecer do seu corpo:
Um copo de cerveja (350 ml) - 1 hora
Uma dose de pinga, tequila