CONCEITOS DE ECONOMIA 1
É a ciência social que estuda como indivíduos e sociedade tomam suas decisões no melhor uso dos recursos produtivos escassos com a manutenção do equilíbrio dos mercados ( o equilíbrio entre oferta e a procura de emprego, do capital e demais fatores, dos bens e serviços da renda e dos custos e dos preços)
A economia trata do estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Para Rossetti (1982), “ é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições materiais do bem-estar”
Basicamente o Objeto de estudo da economia é a questão da escassez, ou seja, entender como se economizar recursos e manter o mercado satisfeito.
Como surge a escassez num mercado?
Ela surge em função das necessidades humanas ilimitadas e das restrições físicas dos fatores.
A escassez independe das condições de riqueza de um país, os ricos podem ter escassez de algum recurso produtivo.
A Economia como Ciências
A corrente positiva pensa a economia como ela é, enquanto a corrente normativa pensa como deve ser
Enquanto a economia positiva ocupa-se da descrição de fatos, circunstâncias e relações econômicas, a economia normativa expressa julgamentos éticos e valorativos.
As grandes divergências entre os economistas aparecem nas discussões de caráter normativo, como por exemplo o da dimensão do Estado e o poder dos sindicatos.
Sofismas econômicos:
- Post hoc - a conclusão de que “depois do acontecimento” implica necessariamente “devido ao acontecimento”
- Composição- leva a crer que, o que é verdade para uma das partes também o é para o todo.
O caminho mais seguro para um pensamento correto é o da análise científica: hipótese, confrontação com os fatos e síntese.
Pode-se fazer a seguinte divisão no estudo econômico:
-