A POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO
O conceito sobre as políticas sociais e previdências sociais. Vemos que este conceito trata-se de uma política social e econômica e também trata dos direitos sociais no Brasil, abordando as políticas sociais e previdências e que a literatura especializada não define precisamente. Vendo isso de ângulo bem geral, no âmbito das Ciências Sociais, a política social e seguridade tem como dever trabalhar a favor das famílias e da saúde entendida como modalidade de política social e, com ação de governo com objetivos específicos.
Pois enfrentar os desafios do Projeto Ético Político da profissão ainda são poucos profissionais que o fazem com as competências e habilidades requeridas. Abordou-se o caminho percorrido pelos programas de transferência de renda, desde a instituição da Seguridade Social, a partir da Constituição de 1988, até o Programa Bolsa Família, que unificou vários programas de transferência de renda. Depois será analisado o processo de implantação do (SUAS), e o papel do Assistente Social dentro da instituição e os principais avanços e barreiras para a consolidação desta política.
Outro aspecto abordado foi o processo de implantação de Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS, um dos eixos estruturantes do Programa de Assistência Integral a família – PAIF, nos faz implantar serviços, trabalhos são demorados e necessitam de um planejamento social adequado, calçado na realidade vivenciada.
Outro ponto que a pesquisa se propõe é expressar e introduzir os objetivos, princípios e diretrizes da Política de Assistência Social junto a este público-alvo, inserido no território, na base legal da Constituição Federal de 1988 e na lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, de 1993 Art.1º que diz: ”A Assistência