filosofia
Valores são aquilo que lhe é dado e tido como um mérito. Algo que é valoroso, que é de extrema importância. No caso do circulo familiar, valores é o conjunto de condutas morais, que são ensinadas na socialização primaria de determinada pessoa.
Nas mais diversas sociedades, independentemente do nível cultural, econômico ou social em que estejam inseri-das, os valores são fundamentais para se determinar quais são as pessoas que agem tendo por finalidade o bem.
O caráter dos seres, pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo, é deter-minado pelo valor de suas ações. Sua ação terá seu valor aumentado na medida em que for desejada e copiada por mais pessoas do grupo.
Todos os termos que servem para qualificar uma ação ou o caráter de uma pessoa têm um peso "bom" e um peso "ruim". Citam-se como exemplo os termos honesto e desonesto, generoso e egoísta, verdadeiro e falso.
Princípios quer dizer começo, inicio.
Quando alguém diz que tem princípios, ela refere-se aos primeiros valores morais que ela recebeu na sua socialização primária, os princípios são tidos como verdades absolutas, e por ser um dos primeiros valores morais adquiridos por um individuo ele é mais valorizado ao longo da vida.
Princípio é onde alguma coisa ou conhecimento se origina. Também pode ser definido como conjunto de regras ou código de (boa) conduta pelos quais alguém governa a sua vida e as suas ações.
Fazendo uma análise minuciosa desses conceitos, percebe-se que os princípios que regem a nossa conduta em sociedade são aqueles conceitos ou regras que aprendemos por meio do convívio, passados geração após geração.
Esses conhecimentos se originaram, em algum momento, no grupo social em que estão inseridos, convencionando-se que sua aplicação é boa, sendo aceita pelo grupo.
Quando uma pessoa afirma que determinada ação fere seus princípios, ela está se referindo a um conceito, ou regra, que foi originado em algum momento