A Política de Assistência Social voltada à pessoa Idosa: Avanços e perspectivas
1. JUSTIFICATIVA 4
2. PROBLEMATIZAÇÃO 7
3. HIPOTESES 13
4. OBJETIVOS 13
4.1 Objetivo Geral 13
4.2 Objetivos Específicos 13
5. METODOLOGIA 14
6. CRONOGRAMA 15
REFERÊNCIAS 16
1. JUSTIFICATIVA
O presente projeto de pesquisa tem como referência e escolha da temática, o questionamento da efetividade da Política de Assistência Social voltada à pessoa idosa, analisando seus avanços e suas perspectivas.
Com o crescimento da população idosa no país e as modificações no oferecimento de serviços sociais disponíveis, determinaram o desafio de integrar o tema “envelhecimento populacional” nas políticas públicas e na implementação de ações voltadas para este segmento populacional.
Embora o envelhecimento seja um processo natural, há pouco planejamento para a pós-aposentadoria. Esta fase da vida é marcada por mudanças entre elas a alteração na estrutura familiar e o desligamento das relações de trabalho. É um tempo de dúvidas em relação ao aproveitamento das experiências de uma vida de trabalho, sobre o que fazer neste período após longos anos de afazeres e ocupações.
A escolha do tema “A política de assistência social voltada à pessoa idosa: avanços e perspectivas” ocorreu a partir dos desafios da sociedade com relação à estrutura e políticas sociais voltadas para atender este público em crescimento.
O processo de envelhecimento perpassa por três transições que demarcam o tratamento a ser dado a questão: as mudanças demográficas, onde esta havendo uma inversão na pirâmide populacional com o aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de natalidade, mudanças epidemiológicas, onde os avanços da medicina interferem na qualidade de vida das pessoas, além do aumento da idade populacional as doenças incidentes vão alterando-se e por último a mudança econômico-social, onde se altera as políticas públicas, a exigência da família no amparo a pessoa idosa e os novos arranjos sociais e familiares.
Neste sentido, a