A poluição da atmosfera
A poluição atmosférica é um problema na Atmosfera, provocado, na maioria das vezes, por actividade do homem. Os problemas mais graves de poluição surgem nas grandes cidades mais desenvolvidas a nível das industrias, embora, se generalize cada vez mais por todo o planeta.
A Camada de Ozono
A atmosfera:
A atmosfera é uma mistura gasosa que envlove o globo terrestre com uma espessura superior a 10 000km. É caracterizada por variações de temperatura e de pressão com a altitude. As variações de temperatura estão na base da distinção das diferentes camadas da atmosfera, que por sua vez, têm composições distintas.
A camada de Ozono:
O Ozono acumula-se numa região da amtosfera, onde é produzida uma camada com cerca de 15km, designada por Camada de Ozono. Esta desempenha um papel fundamental para a vida na Terra, ao absorver grande parte das radiações ultravioletas provenientes do Sol.
O ozono é um género de filtro da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar quase todas as formas de vida no planeta.
Tem-se assistido à destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do “buraco” na camada.
Os cientistas começam a preocupar-se com a diminuição da camada de ozono, o que irá fazer com que a quantidade de radiação ultravioleta que atinge a Terra aumente, e consequentemente criará problemas muito graves.
Porquê que está a ser destruída?
O gás CFC (clorofluorcarbono) é libertado pelo uso de latas de spray (desodorizantes e insecticidas) e frigorificos, aparelhos de ar condicionado e extintores de incendio. É considerado o principal culpado pelo buraco na camada de ozono e desde a descoberta de sua toxicidade na atmosfera são feitas tentativas de banir o uso destes produtos extremamente tóxicos e prejudiciais para a vida na Terra.
Antigamente:
“As embalagens usavam como gás principal o CFC (clorofluorcarbono). Esse gás era libertado na atmosfera sempre que o jacto de aerossol saía. Como o CFC é um gás leve, subia na atmosfera