Recursos hidricos, gestão de residuos solidos, analise integrada do meio ambiente e recuperação de areas degradadas e poluição do solo, atmosfera a aguas continentais.
GESTÃO AMBIENTAL
EDERSON PAES DOS SANTOS
DEPENDENCIA A ADPTAÇÃO
Sorriso
04 de Junho de 2013
EDERSON PAES DOS SANTOS
dependencia e adptação
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, Biorremediação dos solos.
Sorriso
04 de Junho de 2013
Introdução
A Biorremediação dos Solos ainda é uma prática pouco usada, mas traz ótimos benefícios para o Meio Ambiente. A biorremediação vem sendo muito estudada nos últimos anos porque, além de menos dispendiosa, pode resultar na mineralização ou na transformação dos contaminantes em produtos finais inócuos. Pela biorremediação, grandes volumes de solo, água ou sedimentos podem ser tratados pela estimulação dos microrganismos autóctones ou pela introdução de microrganismos com capacidade comprovada de degradar o poluente.
A associação de tratamentos químicos e biológicos para descontaminação de solo contaminado com organoclorados também tem sido uma técnica estudada. Esses estudos visam avaliar o potencial de degradação de compostos clorados em solo pela associação de tratamento químico de desalogenação com a posterior aplicação de microrganismos.
Hoje os estudos de contaminação estão mais concentrados em áreas com maiores concentração de Indústrias, mas se formos analisar de forma geral pode nos surpreender com áreas menos industrializadas, as voltadas para a Agricultura, por exemplo, as Oficinas de pequeno porte, lava- jatos. São alguns tipos de empresas que trabalham com sérios tipos de poluentes e existem em todas as partes de nosso país. Então se analisarmos hoje o que se tem de conhecimentos e incentivos sobre a Biorremediação é considerado mínimo ao considerar o imenso problema que temos.
Biorremediação dos Solos
A Biorremediação dos solos trata-se de um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (fungos, bactérias,