Relatorio de estagio - bioquimica
No setor de bioquímica são analisados sangue e urina para investigar alterações metabólicas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças. A bioquímica tem como principal objetivo estudar as propriedades de moléculas biológicas como as proteínas e os ácidos nucléicos, e em particular a química de reações por enzimas, através de diversas áreas de estudo como código genético.
Os principais exames analisado neste setor são os de: Acido úrico, Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, Creatinina, entre outros. Os resultados de tal exames podem auxiliar a monitoração e tratamento antecipado para tal patologia.
GLICOSE.
Finalidade
Teste enzimático colorimétrico para doseamento da glicose em fluidos orgânicos.
Introdução
A glicose é a principal fonte energética do organismo humano, e pode ser proveniente da dieta ou produzida através de vias metabólicas a partir das gorduras ou outros componentes em casos extremos. Para seu doseamento durante décadas utilizaram-se processos colorimétricos como Somogy-Nelson e O-Toluidina. Em 1948 surgiram os primeiros estudos para o uso de técnicas enzimáticas. O uso da Glicose Oxidase/Peroxidase (GOD-POD) foi proposto por Keston.
Importância clínica
A doença mais comumente associada aos distúrbios da glicose no sangue é o diabetes mellitus, que se caracteriza pela hiperglicemia (elevação da taxa de glicose sanguínea), apesar do paciente poder apresentar quadros hipoglicêmicos (diminuição nos teores de glicose no sangue). Outros eventos clínicos podem causar hiperglicemia, como distúrbios da tireóide (hipertireoidismo), distúrbios pituitários (hiperpituitarismo), distúrbios da adrenal, doenças hepáticas, uremia, síndrome de Cushing, câncer, lesões traumáticas, doenças infecciosas, stress e terapias por corticóides. A glicemia pode assumir uma amplitude de variação muito grande, chegando a valores tanto baixos (< 10 mg/dL) como altos (> 2000 mg/dL). No caso do diabetes mellitus, quando se obtiverem valores