Poluição Atmosférica
Introdução: A poluição, ou seja, a degradação do meio ambiente provocada por agentes que perturbam o equilíbrio natural dos ecossistemas, tem sido uma das maiores preocupações do séc. XXI. Entre os vários tipos de poluição que existem, a poluição do ar (ou poluição atmosférica) é aquela que tem vindo a aumentar, apresentando várias consequências negativas. O ar é fundamental para a sobrevivência da Humanidade. No entanto, sem qualquer cuidado, o Homem tem poluído a atmosfera, alterando a sua composição.
Estrutura da Atmosfera: A atmosfera é uma gigantesca camada gasosa que envolve e protege a Terra. A atmosfera divide-se em 5 camadas de acordo com as características físicas e químicas do ar: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera e a exosfera.
A troposfera é a camada inferior da atmosfera em contacto direto com a superfície terrestre e onde ocorrem os fenómenos meteorológicos (chuva, neve, granizo, etc.). A sua espessura varia entre os 7 km (nos pólos) e os 17 km (no equador). A troposfera concentra 75% da massa atmosférica. Na troposfera, a temperatura diminui com a altitude de uma forma mais ou menos regular. No entanto, em determinados níveis da troposfera, a temperatura aumenta com a altitude (este aquecimento pode ser provocado pela presença de nuvens e poeiras que absorvem calor). O seu limite superior designa-se por tropopausa. A estratosfera situa-se entre a tropopausa e os 50 km de altitude. Entre os 30 e os 40 km de altitude, encontra-se a camada de ozono. Como esta camada (camada de ozono) absorve grandes quantidades de radiação solar ultravioleta, a temperatura, na estratosfera, aumenta