Biometria
O ser humano é um ser que nasce para viver em sociedade e não sozinho, porem não nascemos programados para nos limitarmos as nossas funções. Assim no fundo cada um prioriza seus próprios interesses e algumas pessoas não hesitam em prejudicar os outros para conseguir seus objetivos.
Então por essa falta de confiabilidade há tempos se faz uso de mecanismos para identificação e restrição de acesso a determinados lugares, tendo como uma das idéias mais promissoras o surgimento da Biometria.
1 Biometria
1.1 Conceito A Palavra vem do grego Bio(vida) Metron(medida) é o uso de características biológicas como mecanismos de identificação. Na era do acesso e principalmente do seu controle Biometria virou sinônimo de instrumento de segurança. Hoje se refere principalmente ao uso do corpo, por exemplo, impressões digitais. Existem hoje muitas características usadas, isoladas ou em conjunto para validar e/ou identificar um sujeito. As tecnologias biométricas são normalmente classificadas como:
- comportamentais (exemplo, reconhecimento da voz)
- físicas (exemplo, reconhecimento de voz). De acordo com a característica avaliada . Segundo Pinheiros (2008) Um fato que impossibilita indicar a melhor tecnologia biométrica é que nenhuma característica biométrica consegue atingir com perfeição aos requisitos de uma característica biométrica ideal.
1.2 Histórico
Alphonse Bertillon, em meados do século XVIII, construiu o primeiro sistema biométrico chamado antropométrica o qual baseia-se em uma combinação de medidas físicas de acordo com um conjunto de regras pré-definidas.
Esse conjunto de regras biométricas, como as medidas métricas, fotos frontais e angulares, buscavam a menor margem de erro possível para a identificação do indivíduo, resultado difícil de ser obtido na época.
A técnica foi adotada pela polícia de Paris em 1882 sendo rapidamente difundida na França. Os Estados Unidos