A POLUI O DOS OCEANOS
Pesquisadores descobriram que mais de cinco trilhões de pedaços de plástico estão flutuando em oceanos ao redor do mundo, com um peso combinado de cerca de 270 mil toneladas. A poluição oceânica é, em grande parte, composta de plásticos de embalagem de alimentos, roupas e outros produtos. Os plásticos espalhados por todos os oceanos do mundo apresentam sérios riscos ambientais e de saúde em toda a cadeia alimentar, os seus resultados são equivalentes a cerca de 700 peças de plástico por pessoa na Terra.
A maioria dos plásticos é pequena em tamanho, medindo menos de cinco milímetros. Essas peças entram na cadeia alimentar quando ingeridos por peixes, fazendo o seu caminho se cruzar com o dos seres humanos através do consumo, juntamente com todas as toxinas ou produtos químicos que carregam. Pedaços maiores, entretanto, representam riscos mais imediatos para a fauna marítima.
Os peixes normalmente morrem ao comer restos de linha de pesca e as tartarugas mortas, apresentam plástico no estomago.
Mas há também impactos químicos. Quando o plástico entra na água ele age como um ímã para os poluentes oleosos. Peixes maiores comem os peixes pequenos e, em seguida, eles acabam em nossos pratos. É difícil dizer o quanto estamos ingerindo de poluição, mas certamente plásticos estão contribuindo.
Precisa ser feito um "plano de recuperação de 100 por cento" para remoção de plásticos, principalmente utilizando materiais ambientalmente inofensivos. Temos que cuidar dos nossos mares, não só pela praia e lazer. Mas pela nossa fauna, nossa saúde e futuro das próximas gerações.
INDONÉSIA, PARAÍSO, ALTAS ONDAS E MUITO LIXO.
O surf é um dos esportes que melhor registra belas imagens da natureza. Mas, dessa vez a coisa não estava tão bela. As fotos foram registradas na costa de Java, na Indonésia, e mostram o famoso surfista Dede Suryana deslizando em uma ‘montanha de lixo’.
As imagens foram capturadas pelo fotógrafo Zak Noyle, conhecido por registrar diversos