Oceanos
O homem perturba o equilíbrio, principalmente pela combustão de elementos fósseis, no entanto, o oceano pode reter bióxido de carbono ou libera-lo, dependendo das condições do equilíbrio. Esta excelente provisão tem muitíssimo que ver com a nossa saúde e as condições meteorológicas. Com o aquecimento do planeta, o dióxido de carbono escoa para o oceano e forma ácido carbônico, com resultado, a água se torna mais ácida, essa acidificação atinge organismos como corais que dependem do carbono dissolvido para fazer suas conchas, e fazendo também com que altere o comportamento de alguns animais.
Embora imensos, o oceano não pode continuar eternamente a absorver desperdícios, o homem é responsável por 70% da poluição marinha.
Enormes quantidades de poluição provenientes de canos de esgoto, petróleo, lixos industriais, plásticos e resíduos radioativos são despejados no oceano todos os anos. Podendo matar e danificar animais, plantas marinhas e destruir ecossistemas frágeis. Zonas mais industrializada são as mais poluídas, acontecendo não só pela descarga de esgotos e indústrias, mas também pelo elevado tráfego marítimo que se faz sentir nos seus portos.
Zonas mais poluídas no oceano é o movimento de petroleiros que provocam grandes manchas de poluição nos oceanos. Todos os animais aquáticos são prejudicados pelo derramamento de petróleo. Os peixes, quando em contato com o petróleo, morrem por asfixia, pois o óleo se fixa em suas brânquias, impedindo que eles façam as trocas gasosas com o ambiente. As aves marinhas, além de se intoxicarem, ficam com as penas cobertas por petróleo, não conseguindo voar e nem manter a temperatura do corpo. Com isso podem morrer de frio. Mamíferos marinhos também