quimica combustiveis fosseis
a)Petróleo:
O petróleo é formado por uma transformação da matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados acumulados no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares.
A extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração.
Cerca de 90% do petróleo é utilizado com fins energéticos, seja nas centrais termoelétricas, seja como combustível para os meios de transporte ou fornos industriais.Temos petróleo suficiente para gerar energia por varias décadas, mas o consumo irá diminuir, pois os países estão pensando em recursos como energia eólica e solar que prejudicam menos o meio ambiente.
b)Carvão mineral: É um combustível de origem fóssil resultante da transformação química do soterramento de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores, sendo que esse processo leva milhões de anos para se desenvolver. O tempo e as condições (pouco oxigênio, pressão da terra, altas temperaturas, etc.) que esses vegetais ficam depositados, favorecem a formação do carvão mineral. O carvão mineral é extraído do solo por mineração a céu aberto ou subterrânea. Estimasse que ate 2030 o potencial de uso cresça cerca de 45%. As reservas de carvão mineral terão vários anos de vida útil, o que o torna o substituto do petróleo em situação de crise.
c)Gás mineral:
É o resultado da degradação da matéria orgânica em grandes quantidades de micro-organismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria foi soterrada a grandes