A POLITICA ECONÔMICA BRASIEIRA DE COMBATE A INFLAÇÃO

1185 palavras 5 páginas
5 - A POLITICA ECONÔMICA BRASIEIRA DE COMBATE A INFLAÇÃO

A maior parte das causas da inflação brasileira foi apontada anteriormente do ponto de vista teórico, Como se sabe, a inflação tornou-se crónica na economia brasileira, particularmente a partir dos anos 50.
Ao longo dessa década, o déficit do governo já era, para os economistas, uma das principais Causas da inflação, Várias eram as explicações para o surgimento dos déficits governamentais. De um lado, a necessidade do o governo fornecer a infraestrutura de transportes, energia, saneamento etc., para que o setor privado pudesse produzir o volume de bens e serviços desejados pela sociedade brasileira, de outro, a baixa produtividade dos serviços do governo e a consequente ineficiência na aplicação de seus recursos, associadas à impossibilidade de o governo aumentar a carga tributária (e portanto sua receita), dado o baixo níveI de renda per capita da população.
Assim, como o governo não podia amentar os impostos para financiar o desenvolvimento econômico, optou pelas emissões de dinheiro, Com isso gerou-se uma típica inflação de demanda: quanto mais dinheiro circulava, maiores eram as compras, relativamente a uma capacidade produtiva que não tinha condições de crescer no curto prazo.
De 1964 a 1973 a inflação apresentou uma persistente tendência de queda. A política de combate à inflação caracterizou-se em uma primeira fase (1964-1966) por um tratamento de choque: houve uma rígida política monetária, fiscal e salaria que mudou o patamar da inflação de cerca de 91,9%, em 1964, para perto de 30%, em 1967.
O período de 1968 a 1973 foi o do "milagre" econômico, com elevadas taxas de crescimento obtidas na economia brasileira, ocorrido no regime militar. Com o crescimento da produção, a taxa de inflação passou de 25,4%, em 1968, para 15,7%, em 1973.
A partir de 1973, a crise do petróleo trouxe repercussões profundas na economia mundial, e, desde essa data, a economia brasileira passou a sofrer com a

Relacionados

  • economia
    437 palavras | 2 páginas
  • Atualidades enem
    10006 palavras | 41 páginas
  • Reda O Dissertativa
    21238 palavras | 85 páginas
  • História do Direito Brasileiro
    15988 palavras | 64 páginas