Linguagem
Neste trabalho pretende-se discutir a linguagem, que é a forma pela qual comunicamos nossa maneira de pensar a vida, e interagimos com nosso meio, bem como serão discutidos quais as propriedades que caracterizam a linguagem, definiremos também como adquirimos a capacidade de utilizar a linguagem, além de descrever suas possíveis propriedades. Por último discutiremos o que é a fala dirigida à criança (FDC) também conhecida como manhês.
LINGUAGEM
A linguagem humana é uma forma criativa de comunicação que consiste em símbolos colocados juntos de acordo com determinadas regras (Ruffman Kerem 2003)
A linguagem verbal é o meio que utilizamos para nos comunicar, no entanto existem outras formas de estabelecemos o diálogo, como por exemplo; através da linguagem de sinais, a comunicação pode ocorre também por meio da linguagem não-verbal por gestos, olhares, toques, etc.
2.1 Propriedade da linguagem
As propriedades que caracterizam a linguagem vai depender do ponto de vista de qual profissional a define, por exemplo se perguntamos para um psicólogo cognitivo ele responderá de uma forma, se para um linguista de outra, no entanto, ambos concordam no que diz respeito a existência a seis propriedades da linguagem que são elas: comunicativa, arbitrariamente simbólica, regulamente estruturada em múltiplos níveis, gerativa produtiva e dinâmica.
• Comunicativa - podemos utilizar a linguagem para nos comunicar com pessoas da nossa própria espécie.
• Arbitrariamente simbólica - A linguagem pode ou não utilizar símbolos e outros artifícios como por exemplo: ideias, descrição, relacionamento e processos.
• Regulamente estruturada - A linguagem possui estruturas como formas e padrões diferenciados, que trazem seus próprios significados.
• Estrutura estruturadas em seus próprios níveis - A estrutura da linguagem pode ser observadas de várias formas (sons, palavras, significados e frases).
• Gerativa, produtivas¬ ¬– A linguagem não permanece