A PNEUMATOLOGIA NO CONTEXTO ECLESIÁSTICO ATUAL
BACHAREL EM EDUCAÇÃO CRISTÃ
A PNEUMATOLOGIA NO CONTEXTO
ECLESIÁSTICO ATUAL
ALTENIZE MARIA MARTINS FEITOSA
São Luís – MA
2014
SEMINÁRIO CRISTÃO EVANGÉLICO DO NORTE – SCEN
BACHAREL EM EDUCAÇÃO CRISTÃ
ALTENIZE MARIA MARTINS FEITOSA
A PNEUMATOLOGIA NO CONTEXTO
ECLESIÁSTICO ATUAL
Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Educação Religiosa do SCEN como Requisito parcial para obtenção de nota da Disciplina Pneumatologia.
Professor: Otoniel Oliveira
São Luís – MA
2014
A PNEUMATOLOGIA NO CONTEXTO ECLESIÁTICO ATUAL
O tempo em que vivemos valoriza, ao extremo a experiência. A ênfase que a Ciência dá ao experimento, a fim de provar a veracidade de uma teoria, influencia o senso comum e arrasta a todos para esse mundo desejoso por sensações extravagantes. No campo da fé não poderia ser diferente. Nunca os fiéis de qualquer segmento religioso buscaram tanto uma experiência transcendental, um “mover sobrenatural”, algo que os faça sentir que Deus é, de fato, real. Millard J. Erickson, em sua Introdução à Teologia Sistemática diz que “... o Espírito Santo é o ponto em que a Trindade torna-se pessoal para o que crê.” 1. Possivelmente, essa é uma das razões pelas quais a obra da Terceira Pessoa da Trindade esteja tão em evidência em nossos dias.
Entretanto, falar sobre Ele e desejar Sua ação sobrenatural não é o mesmo que ter a compreensão correta sobre Sua pessoa: a compreensão bíblica. Erickson continua dizendo que “Nossa compreensão acerca do Espírito é incompleta e confusa. A Bíblia nos dá menos revelações explícitas acerca do Espírito Santo do que acerca do Pai e do Filho.” 2 Isso nos leva a entender o motivo pelo qual a Igreja demorou a sistematizar a doutrina do Espírito. E foi Basílio de Cesaréia, em seu Tratado sobre o Espírito Santo, escrito em 374,3 que escreveu a obra mais