A pluralidade cultural
Kabengele Munanga
A sociedade brasileira é formada por diferentes etnias além de imigrantes de diferentes países. Essas migrações possibilitam o contato entre esses grupos diferenciados nos planos sociais e culturais, que muitas vezes é marcado pelo preconceito e pela discriminação. O papel da escola é reconhecer essa diversidade como parte da identidade nacional e valorizar como parte integrante do patrimônio sociocultural brasileiro superando qualquer tipo de discriminação e levando em conta a trajetória particular dos grupos que compõe a sociedade.
Nesse sentido, é neste local que as regras de convivência devem ser pautadas no respeito, permitindo assim a coexistência dos diferentes, em igualdade. [...] Oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação à demanda da população afrodescendente, no sentido de politicas de ações afirmativas, isto é, de politicas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua historia, cultura, identidade. Trata ele, de politica curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e buscar combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.
Nesta perspectiva propõe a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico racial - descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos - para interagirem na construção de uma nação democrática, em que