A Planta Em Crescimento
Sistemas radiculares
Fixação da planta, absorver do solo a água e os minerais, podendo assumir funções de reserva como outras. Raiz axial ou pivotante
Dicotiledôneas
Raiz fasciculada
Monocotiledôneas
Adaptações especiais da raiz
Raízes-suportes:
Raízes aéreas que dão suporte e equilíbrio a planta. Ocorrem geralmente em plantas que vivem em solo pantanoso ou que possuem base pequena em relação a altura.
Raízes tabulares
Tipo especial de raiz- suporte em que os ramos radiculares se fundem com o caule adquirindo um aspecto que lembra tábuas; auxiliam na fixação das plantas ao solo e atuam também como raízes respiratórias.
Raiz estrangulante
Raízes aéreas de certas plantas epífitas que, ao crescerem em direção ao solo, podem envolver o tronco da planta hospedeira. Como aumentam em espessura, com o passar do tempo essas raízes podem comprimir o caule, interrompendo a circulação da seiva elaborada na planta hospedeira, razão de seu nome.
Raiz respiratória ou pneumatóforo
São raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio.
Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.
Raiz velame ou raiz cintura
É uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera.
Raízes tuberosas
Muitas plantas acumulam material nutritivo de reserva em suas raízes.
Muitas destas raízes são usadas na alimentação humana, como a cenoura, a beterraba, a batata-doce, a mandioca e o nabo.
Raiz sugadora ou raiz haustório
Cipó-chumbo
As plantas que possuem esse tipo de raiz são considerados parasitas , pois vivem à custa da outra planta. Essas raízes são adaptadas a extração de alimentos de plantas hospedeiras, sendo característica de planta parasita como: cipó chumbo e a erva-de-passarinho.
Raízes