Modelo Explicatico Sobre a Descoberta da Am rica

1918 palavras 8 páginas
Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Curso de História
História da América I
Prof: Alisson Droppa
Jununho de 2015
Janrriê L. Carminatti1

Modelos explicativos para descoberta da América

O continuo fluxo do conhecimento que nos é permitido hoje, faz com que nos façamos algumas perguntas sobre as origens, e quando tocamos nesse termo pensamos em primórdios como um todo. A origem dos seres, dos eventos, das sociedades, do mundo, frequentemente rediscutidas e analisadas por diversas gerações.
Confesso que ao parar para pensar em tais conceitos, pesquisas e afirmações, sou obrigado a remontar a versões pré definidas em meu pensamento comum, que atesto ser um tanto quando pendido a versões cientificas “esclarecidas” a cerca desses conceitos.
Primeiramente na apresentação da América, é necessário nos voltarmos a um conceito tão antigo quantoa antiguidade, a questão religiosa e as suas diversas facetas. Segundo o famoso pai da sociologia Emile Durkheim, a religião, e seu conjunto de praticas, está enraizada nas forças sociais que estão sempre presentes em uma comunidade. Todos os grupos humanos, sejam eles facções, aldeias, cidades, negros, brancos, pardos, todos têm uma religião, o que leva Durkheim a dizer que a religião é uma característica da condição humana. Em outras palavras, enquanto o homem está em um grupo, ele vai formar uma religião de alguma forma. Pois bem, se a religião de certa forma é uma condição humana, não é de se assombrar, que ela seja utilizada e também fomentadora (através de vossas santidades)para dar crédito, afirmar, promover e legitimar ações.
Pois bem, então passamos a questão social da religião, como já apresentado, é além de uma forma de comunhão de indivíduos, é também força legitimadora de ações. Tais ações nem sempre são as mais “santas”, mas são aprovadas pelas forças religiosas, para um bem maior da sociedade. Muito da religião esta atrelado a questões de poder econômico, social e subordinação das massas. É

Relacionados