O desafio da decada
Essencial para a vida, a água está ligada a tudo, e nem sempre as pessoas se dão conta de sua importância, principalmente quando ela é abundante e barata. No entanto, o Brasil, principalmente a região sudeste atualmente, está sofrendo com a falta desse bem.
Algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo é de território nacional. Mesmo possuindo 12% da água doce mundial e altos avanços tecnológicos, o desperdício e a falta de saneamento básico comprometem o abastecimento. Exemplo recente é a crise ocorrida em cidades servidas pelo sistema Cantareira, que é responsável por abastecer 9 milhões de pessoas, e que, em julho de 2014, chegou a um nível crítico. Outro exemplo é a Bacia do Atlântico Sudeste que, mesmo fazendo parte da região mais desenvolvida do país, é uma das com menor disponibilidade.
Infelizmente grande parte da população da região Sudeste sofre nos dias atuais com a falta d’água, o que afeta diretamente a energia, pois 90% da energia nacional vem de usinas hidrelétricas.
É fundamental então evitar o desperdício e racionar. Investimento interessante é a reutilização, em que após ser empregada em atividades humanas, a água seja submetida a um tratamento podendo ser reutilizada após na irrigação e até descargas de banheiros. Outra iniciativa de bons resultados é a captação das águas da chuva, que depois de filtrada se torna potável. A população precisa enxergar que se nada for feito, em algum momento, todos ficarão sem água e, conseqüentemente sem luz.
RA: A06157270
Nome: Lívia Cardoso de Almeida
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Período: 1º