crescimento e desenvolvimento das plantas
O EN
T
EN VIM
M L S
I
A
O
C
T
S NV N
E
A3
R
E
L
C ES P 0 0
D AS A : 2
D RM
T
U
FATORES INTERNOS QUE INFLUENCIAM O
CRESCIMENTO
Auxinas : Oriundas de meristemas de raízes e gomos, as auxinas atuam estimulando o crescimento celular, alongando raízes e caules das plantas e também atuam no desenvolvimento dos frutos. O ácido indolacético é a principal auxina encontrada nas plantas, conhecida pela sigla AIA e controla muitos processos metabólicos das plantas.
Giberelinas : Oriundas dos cloroplastos e tecidos das folhas, as giberelinas atuam estimulando o alongamento de caules e gomos, e também no desenvolvimento do fruto. Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas
Citocinas : Presente em vários tecidos das plantas, as citocinas atuam estimulando a divisão celular, promovem o desenvolvimento de gomos laterais e retardam o envelhecimento das planta
Etileno : O Etileno é produzido nos tecidos de raízes e folhas envelhecidas.
Atua estimulando a abscisão das folhas, promove a maturação dos frutos e também inibe o crescimento das raízes e dos gomos laterais. Quando os frutos iniciam o processo de amadurecimento são produzidos os estilenos, fazendo com que o processo se acelere.
Ácido abscísico: Produzido nas folhas, o ácido abscísico atua estimulando a abscisão das folhas e também agem inibindo a germinação das sementes e desenvolvimento de gomos. O ácido abscísico também promove o fecho dos estomas (estruturas celulares responsáveis pela troca gasosa das plantas com o meio ambiente) em plantas com déficit de água.
MOVIMENTOS DE CRESCIMENTO E
CURVATURA
DAS PLANTAS
Fotoperiodismo: São as respostas do desenvolvimento das plantas a um determinado fotoperíodo (Tempo necessário de exposição à luz).As plantas estão classificadas quanto ao fotoperíodo em:
Plantas de Dias Longos (PDL): Este tipo de planta floresce quando está exposta a um fotoperíodo