A pessoa certa no local certo
Partindo do ponto dito que o sucesso da empresa vem do comprometimento dos profissionais nela envolvidos, sendo assim para que a mesma atinja um bom desempenho em seu corrido mercado de atuação, a empresa precisa de profissionais engajados no cargo em que foram admitidos.
Quando sinalizado pelos Gestores da área, departamento ou setor que surgiu a vaga, ou seja, onde há necessidade de contratação, cabe ao Gestor na solicitação da vaga o colocar os pontos primordiais para que a mesma seja preenchida por candidatos que atendam os requisitos propostos, ficando assim a responsabilidade de recrutar e selecionar com o profissional de RH que desempenha tal função.
Cabe a esse profissional dentro de suas ferramentas de recrutamento e meios de seleção analisar o que essa pessoa será capaz de desenvolver e se amoldar ao cargo oferecido, vale ressaltar que as maiorias dos colaboradores descontentes com seu cargo e função nas empresas, não obtém crescimento e nem avanço algum, trabalha como uma máquina, não parte deles buscar algo que possa fazê-los crescer ou aprimorar, diferente da pessoa certa, no local certo, no local devido de trabalho, vale aqui o dito popular, “a pessoa caiu como uma luva” é próprio desse colaborador crescer ou se aprimorar, pois tem animo, a empresa tem um bom retorno quanto ao trabalho e a dedicação desse colaborador, visto que faz o que gosta e desemprenha a função pela qual esperava.
Saliento que essa visão do responsável pelo Recrutamento e Seleção deve ser ampla, tentando tirar informações em entrevistas, testes, a partir de sua avaliação, pode crescer dentro da empresa um colaborador com comprometimento e dedicação.
Outro ponto que podemos ver é que o profissional certo no lugar certo, ele acaba por animar outros colaboradores com quem tem contato, tornando assim um ambiente agradável de trabalho. Diferente do profissional descontente que além de não agregar para a empresa, desamina os outros profissionais