medicamentos
Identificar as precauções necessárias para garantir que o medicamento certo está sendo preparado para o paciente. Memorizar e relatar as abreviaturas padronizadas associadas ao planejamento do esquema terapêutico. Identificar os dados encontrados no prontuário do paciente utilizados para determinar se o paciente é portador de anormalidades nas funções renal ou hepática. Descrever as precauções de segurança específicas que o enfermeiro deve seguir para garantir que os cálculos do medicamento estejam sendo realizados de forma correta. Rever as normas e os procedimentos da prática clínica para identificar os medicamentos cujas doses devem ser conferidas por duas pessoas qualificadas. Descrever os métodos que devem ser utilizados para garantir que o paciente certo está recebendo o medicamento certo, pela via certa, na quantidade certa e no horário certo. Comparar cada medida de segurança descrita para garantir o preparo e a administração de forma segura com os procedimentos utilizados na prática clínica. Identificar as ações apropriadas da equipe de enfermagem para documentar a administração e a eficácia terapêutica de cada medicamento administrado.
Medicamento Certo
Muitos medicamentos possuem ortografia parecida e concentrações variáveis. Um número significativo de erros de medicação ocorre como resultado de embalagens semelhantes e nomes de medicamentos similares. Assim, antes de administrar um medicamento, é imprescindível que se compare a ortografia e a concentração exata do medicamento prescrito com o que consta no cartão de medicamento ou perfil da medicação, assim como o do recipiente com o medicamento. Independente do sistema de distribuição de medicamentos utilizado, o rótulo do medicamento deve ser lido pelo menos três vezes.
Antes de remover o medicamento da prateleira ou do carrinho de dose unitária. Antes de preparar ou de medir a dose prescrita. Antes de recolocar o medicamento na