A pesquisa antropológica compreende que tudo deve ser levado em conta em sua análise
A ciência atual é segmentada em reflexiva e objetiva, e essas não conversam entre si, porém no campo da antropologia elas se englobam a fim de atingir seu objetivo. A antropologia, por meio da totalidade e multidimensionalidade de sua prática confere o questionamento mútuo. Há por parte do observador, a proximidade com o objeto estudado e o distanciamento de sua realidade.
Hoje a antropologia tem como base produções diretas, analisando a totalidade do objeto, não caindo em hiperespecialização e deixando de lado a especulação sobre o espírito humano
Uma das maiores problemáticas da antropologia atual é a questão da diferença, que possibilita enxergar novas realidades, culturas e costumes adversos aos usuais, percebendo através deles o que falta em nossas realidades.
A primeira forma de comparatismo foi o evolucionismo (Fazer) que compara as práticas das civilizações estranhas com suas práticas usuais e tira conclusões precipitadas, considerando o diferente como não evoluído, posteriormente (Boas e Malinowski) deixou de ser uma análise comparativa para se tornar monografias que realizam a integração das diferenças de sociedades.
Antropologia cultural ser comparada por períodos ou por área geográfica não é o ponto,