A Perspectiva Sociol Gica
O Homem na Sociedade
Introdução
⬜
⬜
⬜
O homem começa a situar-se na Sociedade ainda quando criança, através de um sistema de coordenadas impessoais, na superfície de um
"Mapa Social", que seria a própria vida do indivíduo e os fatos que a marcaram, bem como seu amadurecimento na Sociedade através de um processo cognitivo da realidade, ou seja, quando percebe o que é e onde está.
Este "Mapa Social" consiste em coordenadas básicas dentro das quais se pode mover e tomar decisões, coordenadas estas originadas não na vontade do indivíduo, mas do consenso geral da
Sociedade (de pessoas estranhas, inclusive de épocas passadas).
A Sociologia não diverge desse entendimento, ela utiliza-se de duas importantes áreas de investigação para melhor esclarecê-lo – O
Controle social
⦿
⦿
⦿
⦿
É o meio utilizado por uma Sociedade para
"enquadrar" seus membros recalcitrantes.
O meio mais antigo e considerado supremo é o uso da violência física, através da Força Policial, ou equivalente. Contudo seu emprego não deve ser de forma banal, apenas ficando ostensiva para que todos saibam que existe.
"A violência é o alicerce supremo de qualquer ordem política".
Contudo em uma sociedade em um estado de normalidade, o seu uso é o último recurso a ser empregado, ficando mais evidente para ter um poder intimidatório.
"A violência é o alicerce supremo de qualquer ordem política"
Controle Social
⦿
⦿
⦿
⦿
Poucos meios tem tanta eficácia quanto aqueles de Ordem
Econômica, sendo este utilizado por várias instituições, a fim de impedir o homem a ceder e adotar uma conduta divergente daquela que as autoridades julguem aceitáveis.
Existem também os meios que submetem o indivíduo a ato vexatório. Tratam-se de mecanismos de persuasão, ridículo, difamação e opróbrio. Já se descobriu que em discussões grupais, que o homem tende a ajustar sua opinião, adequando-a a norma do grupo, face o seu conceito perante a sua aceitação pela coletividade.
O Ridículo e a Difamação