Desconectar para Reconectar
Polo: ITAGUAÍ
Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental
Avaliação a Distância 2
Matrícula: 51112080359 Data: 24/04/2015
Aluno: Antonio Carlos de Oliveira Arantes
Desconectar para reconectar
O homem é um animal social, afirmava, Aristóteles. Segundo Ele, o ser humano possui a necessidade de ser, desde seu surgimento, cercado de outros. Tal comportamento, traz, consigo, necessidade da comunicação como parte principal e fundamental da vivência da espécie. Tornou-se, com os anos, parte da própria cultura, e, como tal, pode ser influenciado por fatores externos.
A comunicação humana é, em última escala, expressão do pensamento, e, somente através dela, se pode dar vazão ao comportamento que rege a humanidade. Assim sendo, qualquer tecnologia pode influenciar a maneira como as pessoas se comunicam. Assim foi com o papel, foi com a escrita, gravadores e agora com a internet (MCLUHAN, 1964). Tais mudanças, ocorrem na relação do homem com o meio, servindo como extensões dos membros humanos. (IDEM). Seguindo por essa lógica, compreendemos que a cada nova tecnologia comunicacional, modifica-se a forma de interagir com o mundo, causando rupturas nos padrões estabelecidos e revoluções sociais e culturais.
A comunicação era feita por meio de cartas, mensageiros e livros, muitas vezes lidos em voz alta. Essa tecnologia deu fim ao mundo tribal.
Após a prensa, ocorreram revoluções, convulsões sociais oriundas da nova ordenação da sociedade desenvolvida pela circulação mais ágil de livros, panfletos e jornais, ou da ausência de alguns desses meios (MCLUHAN, op cit). O telefone, por sua vez, acelerou, juntamente com o rádio e a televisão, a comunicação, levando a um patamar mais globalizado e gregário ao extremo. E é por isso, que, ao chegar ao meio digital, ultra veloz, os homens se imergem, olvidando-se de sua vida física, fascinados pelo poder da internet de fazer a humanidade se sentir uma só, como um cérebro compartilhado por todos. Tal