Trabalho
Tema: Reavaliação diária da necessidade de manutenção do cateter, com pronta remoção daqueles desnecessários.
MANUTENÇÃO DOS CATETERES
-Troca de curativo: Sempre que este apresentar úmido
Trocar cada 48 hs se o curativo se o curativo se mantiver seco
Realizar anti-sepsia com PVP-I ou clorexidina alcoólicos em cada troca do curativo, após inspeção do local de inserção procurando realizar expressão do óstio p/ verificar possível drenagem purulenta (ordenha), utilizando luvas estéreis c/ prévia lavagem de mãos.
Não utilizar antimicrobiano tópico no local.
OBS: -Não há dados consistentes que estabeleçam períodos de troca de curativos transparentes, mas a maioria dos autores sugere que seja feita a intervalos de 5 a 7 dias.
-Troca do equipo:
Trocar a cada 72 hs
Trocar torneirinhas ou polifix a cada 72 hs
Utilizar um equipo próprio e único para NPP, hemoderivados e lípides.
OBS: Realizar a lavagem das mãos sempre manuseio do sistema do sistema e usar luvas descartáveis se houver risco de contato com sangue.
- Manipulação do cateter venoso central: Lavar as mãos com clorexidina ou PVP-I
Utilizar luvas de procedimento
Desconectar o equipo de soro do “hub”ou torneirinha protegendo a ponta do equipo com tampinha própria ou agulha encapada, e fazer desinfecção do “hub”com álcool 70%.
OBS: Caso seja realizada coleta de sangue pelo cateter: -Fazer desinfecção do hub ou da torneirinha c/ álcool 70%, aspirar a quantidade de sangue desejada,lavar o catéter com 3 ml de água destilada, reconectar o equipo ou fechar a torneirinha. sangue desejada, lavar o cateter em 3 ml de água destilada, reconectar o equipo e fechar a torneirinha.
Indicadores de Processo
Têm o objetivo de avaliar as intervenções e/ou ações que levam a um bom ou mau resultado. O acompanhamento destes indicadores deve levar ao desenvolvimento de