A perspectiva sociocultural de vigotski
Marcela Rissato Rebello
Professor - Eliane Teixeira Salgado
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura em Pedagogia (PED0096) – Prática Educativa Módulo 1
16/12/2010
RESUMO
Desde muito cedo, os primeiros estudiosos já se dedicavam a estudar a aprendizagem e os meios pelos quais ela é adquirida. Este artigo fundamenta-se nas idéias de Vygotsky a respeito da importância da interação social, o meio onde a criança vive. A mediação, pois é através dela que a criança desenvolve e enriquece o aprendizado, pois desde o nascimento estão em constante interação com os adultos e todos que vivem ao seu redor. O uso dos signos no desenvolvimento da criança, e a linguagem como parte fundamental desse desenvolvimento. O desenvolvimento proximal, desenvolvimento potencial e desenvolvimento real.
Palavras-chave: Interação social. Aprendizagem. Desenvolvimento
1 INTRODUÇÃO
Vygotsky elaborou uma teoria que tem por base o desenvolvimento do individuo como o resultado de um processo sócio-histórico. Dentre as idéias de Vygotsky esta o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o individuo, mas resultam da interação dialética do homem em seu meio sócio-cultural, ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo.
Para Vygotski a cultura é parte constitutiva da natureza humana, ele considera que a mediação dos seres humanos entre si, e deles com o mundo é feito através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
2 FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
Segundo os estudos que Vygotsky realizou, o funcionamento do cérebro humano sinaliza que o cérebro é a base biológica, e suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. Esses estudos fundamentam sua idéia de que a criança nasce dotada apenas de FUNÇÕES PSICOLOGICAS ELEMENTARES, com