a personalidade
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1. Observação
2.1.1. Observação laboratorial
2.1.2. Observação Naturalista
2.2 Métodos Introspectivo
2.3.Método Clinico
2.4.Vantagens Desvantagens e limitações
3.Conclusão
4.Bibliografia
1. Introdução
No presente trabalho irei abordar os métodos em psicologia. Como podem usado dentro e fora do laboratório, abordarei também os seus conceitos, características, vantagens e desvantagem e limitações, a utilidade de cada dos mesmos.
2. Desenvolvimento
A psicologia pode ser definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
As origens da psicologia podem situar-se nos séculos V e IV a.C. Os filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles colocaram questões fundamentais acerca da mente. A psicologia científica nasceu nos finais do século XIX, quando se assumiu que a mente e o comportamento poderiam ser alvo do estudo científico.
O estudo da psicologia pode ser abordado tendo por base perspectivas diferentes. A perspectiva behaviorista considera para estudo apenas as actividades exteriores do organismo que podem ser observadas e medidas.
2.1. Observação
A observação Pode ser encarada como um método, um instrumento, ou uma etapa de outros métodos. Em Psicologia, o obejecto da observação é o comportamento de um indivíduo ou um grupo. A observação psicológica tem sido um elemento central, quer no processo de investigação, quer na prática clinica e profissional do psicólogo.
2.1.1. Observação Laboratorial
A observação laboratorial permite controlar alguns factores que influenciam o comportamento que esta ser estudado. O ambiente e a situação são determinados pelo investigador, para melhor controlar as variáveis intervenientes.
Por exemplo, Bandura, um psicólogo que se dedicou ao estudo da aprendizagem ele diz muitos dos nossos comportamentos são aprendidos através da observação e da imitação. Desenvolveu