Guia Rápido de Ortografia e Morfologia
ORTOÉPIA
São as regras que definem a correta pronúncia dos fonemas e consequentemente sua classificação e representação gráfica e fonética. A ortoépia também se encarrega de identificar os erros comuns de pronúncia, chamados de cacoepia.
Elementos
Fonema – menor elemento sonoro de uma palavra, pode ser formado pelo som de apenas uma vogal (de qualquer tipo, exceto muda) ou mais de uma juntas (incluindo muda) e o som de apenas uma consoante ou mais de uma juntas.
Exceção: o dígrafo vocálico, onde vogal e consoante se juntam para formar apenas som de vogal.
Os fonemas são representados graficamente no dicionário fonético entre “/ /”
Letra – representação gráfica e gramatical de um som lingúistico
Letra diacrítica – letra que representa um fonema que só possui som em conjunção com outros. Isolado é mudo. (no português, apenas o H é uma letra diacrítica)
Vogal – elemento com som de livre passagem
Vogal tônica – quando a vogal tem som tônico
Vogal tônica aberta – tem timbre alto
Vogal tônica fechada – tem timbre grave
Semivogal – vogal de som átono e de passagem livre ou parcialmente obstruído, só existe em conjunção com uma vogal tônica.
Vogal átona – vogal que não é tônica
Vogal muda ou reduzida– não produz som, não é considerada vogal fonética (não forma ditongo, tritongo, hiato) mas é vogal gráfica.
Consoante – elemento de som obstruído. Elas podem ser classificadas de acordo com os fatores que estão envolvidos nesse processo de obstrução: 1- pelo método ou ponto de articulação da obstrução, que irá definir 2- o processo de fonação, com ou sem as cordas vocais 3- e consequentemente, definir o método final de emissão ou articulação da emissão
1-Consoante Bilabial – obstruída pelos dois lábios
1-Consoante Labiodental – lábio inferior toca dentes de cima
1-Consoante Labiovelar – lábio toca alvéolos
1-Consoante Alveolar – língua com alvéolos dentários [onde o dente se fixa na