A personalidade e o turista
Personalidade – O constructo psicológico
Schutz (1981) observou que há no mínimo nove teorias de personalidade, que são: Psicanalítica, neopsicanalítica, interpessoal, de traços, desenvolvimentista, humanista, cognitiva, behaviorista e de domínio limitado. Em alguns casos, esses pontos de vista representam forças importantes ativas em toda a psicologia, e não na área da personalidade. O estudo da personalidade, não é muito simples, pois não há um conceito simples ou final de o que é personalidade. Para Schutz, só as pessoas já envolvidas, intelectual e emocionalmente com uma posição podem dar com certeza o conceito de o que é personalidade.
A definição de personalidade
Dizem que personalidade também pode se referir a características duradouras. Portanto, personalidade não é algo rígido e imutável. Schutz também acha que cada um de nós tem uma personalidade única, irrepetível. Embora reconheçamos semelhanças entre as pessoas, sentimos que os indivíduos possuem propriedades ou combinações de propriedades especiais que os distinguem uns dos outros. Assim sendo na vida cotidiana, tendemos a pensar na personalidade como um aglomerado duradouro e único de características.
Análise de personalidade e turismo
Esta seção fornece um apanhado do que talvez seja a aplicação mais conhecida e mais útil dos constructos de personalidade ao comportamento do turista. Em geral, esse modelo é considerado parte do campo conhecido como análise de personalidade que, por sua vez, faz parte da área de marketing de turismo. As medidas de análise psicológica, isto é, o uso dos componentes da personalidade para criar perfis de tipos de consumidor, constituem um campo novo. Desenvolveu-se basicamente nos últimos 30 anos.
Plog (1978) concluiu que há muitos usos para a pesquisa dos traços de persona- lidade. Entre os exemplos de tópicos relevantes a estudar na pesquisa viajem lazer temos:
• Desenvolvimento do conceito de destino ou local de