A personalidade e suas alterações
A personalidade é um conjunto de características psicológicas, emocionais e físicas dos indivíduos somadas com as experiências vividas pelo mesmo no decorrer de sua vida e com a interação do meio em que vive.
A personalidade é composta por três elemento: A constituição corporal, o temperamento e o caráter. A constituição corporal é o conjunto de características transmitidas ao individuo principalmente pela genética. O temperamento é o conjunto de particularidades psicológicas intrínsecas ao individuo, sendo interagidas com a vivência do mesmo com a sociedade. E o caráter é a maneira como o individuo reage perante as diversas situações da vida.
Ao analisar o vídeo “Mataram a Formiguinha – Que Dó” é possível observar as diferentes reações obtidas por dois irmãos fisicamente iguais mais com personalidades diferentes. Um deles matou a formiguinha do outro, ficando o irmão dono da mesma desesperado ao vê-la morta. Enquanto um é indiferente a morte da formiguinha o outro garoto é superprotetor e sensível a morte da formiga, chegando até mesmo a sentir a dor provavelmente sentida pela mesma. Demonstrando assim que cada um reage de maneira desigual as situações vividas a depender de sua personalidade e dos estímulos a que foram trabalhados.
As alterações de personalidade caracterizam-se por padrões de percepção, de relação e de reação que são relativamente fixos, inflexíveis e não adaptados e aceitos pela sociedade, incluído uma variedade de situações.
Cada pessoa tem uma forma diferente de reagir a situações diversas, cada um responde de uma maneira inusitada as inúmeras situações estressantes que a vida oferece, por exemplo: Uma pessoa pode reagir a uma determinada doença de forma diferente do que outra reagiria. Sendo ineficaz essa atitude para resolver o problema pode ela mudar a forma de encarar o mesmo, adotando outro tipo de reação. Em contraste, as pessoas com alterações de personalidade não conseguem adaptar-se a novas