A perigosa idéia de darwin
O filme mostra que os preconceitos estavam bastante arraigados no pensamento da época, o que acabou retardando a aceitação da ideia de Darwin. Somente depois de muitas comprovações científicas é que sua hipótese ganhou o devido respeito.
Uma vez tendo lhe ocorrido a grande ideia, Darwin percebeu que sem dúvida ela teria essas consequências realmente revolucionárias, mas no início ele não estava tentando explicar o significado da vida, ou mesmo sua origem. Seu objetivo era um pouco mais modesto: ele queria explicar a origem das espécies.
A explicação da teoria de Darwin no filme apresenta uma linguagem clara e contemporânea. Ele relaciona, por exemplo, a evolução a um processo algorítmico, que envolve hereditariedade, variação e seleção. Com esses três elementos, a evolução seria um resultado inevitável.
Darwin sabia que a inclusão do homem na teoria evolucionista seria um choque para a sociedade da época, por isso não tocou muito no assunto quando publicou sua obra. Mas, é claro, isso não enganou ninguém. Era óbvio o rumo que a teoria estava tomando, e por isso Darwin trabalhou muito para produzir a sua própria e cuidadosamente elaborada versão.
A ideia da seleção natural é absurdamente revolucionária. Simples de tudo, mas pungente. Afinal, podemos definir seleção natural em duas linhas: o animal melhor adaptado às condições