Projeto ambiental
VALORES CULTURAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOCIAL
ESCOLA ESTADUAL SANTA LÍDIA
GUARULHOS -SP 2013
INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que: A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital; As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência; É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
TEMPO DE DURAÇÃO:
O trabalho será desenvolvido no transcorrer do ano letivo de 2013, norteado por um cronograma de ações didáticas a serem definidas no planejamento escolar e acompanhadas pelo corpo docente no horário de trabalho pedagógico coletivo .
Vista a amplitude da proposta , estaremos reformulando e inovações necessárias para atender os objetivos estabelecidos.
APRESENTAÇÃO:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada