A percepção dos profissionais da área de negócio e ti sobre a descentralização da área de bi em uma instituição financeira
Pós-Graduação - MBA em Business Intelligence
VANDER GONÇALVES MARTINS
A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE
NEGÓCIO E TI SOBRE A DESCENTRALIZAÇÃO DA ÁREA
DE BI EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
São Paulo
2012
VANDER GONÇALVES MARTINS
A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE
NEGÓCIO E TI SOBRE A DESCENTRALIZAÇÃO DA ÁREA
DE BI EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de
Informática
e
Administração
Paulista, como um dos requisitos para a conclusão do Curso de PósGraduação em 2012
Orientador:
Vaskevicius
São Paulo
2012
Prof.(ª).
Mauro
RESUMO
Com a evolução acelerada da tecnologia da informação , a quantidade de informações armazenadas aumentou muito nos últimos anos, o que ocasionou na ampliação e em muitos casos a criação de uma área chamada Business Intelligence (BI), que pudesse analisar e trazer para os gestores do negócio análises para guiar as estratégias da organização.
Com base nos últimos estudos publicados constatou -se que existe uma grande dificuldade no alinhamento estratégico entre a área técnica (BI) e a área de negócio nas entregas dos relatórios e informações solicitadas.
Existem vários estudos comparando e tentando definir qual o melhor modelo de alinhamento estratégico entre essas áreas, porém não existem muitas informações sobre a viabilidade de descentralizar a área de BI na área de negócio, a fim de melhorar o entendimento do negócio e a qualidade das informações geradas. Através de pesquisa s foi identificada qual a opinião dos profissionais de BI e das áreas de negócio com relação à descentralização da área de BI e se atualmente existe um correto alinhamento entre as áreas. A proposta para este artigo foi mostrar a dificuldade do alinhamento entre as áreas de BI e Negócio e saber se existe um consenso entre as áreas envolvidas.
Palavras-chave: Business Intelligence, Bancos, Financeiro,