A pepsina
A digestão é definida como um conjunto de reações químicas que desempenham a função de quebrar macromoléculas adquiridas pela alimentação em moléculas menores assimiláveis pelas células. Essas reações só se tornam possíveis pela ação enzimas, proteínas de ação catalisadora ("concentradora").
A pepsina é uma enzima que ajuda a decompor as proteínas que vão pro estômago no bolo alimentar, ela é existente no suco gástrico, suas características físicas são : Líquida, Clara, Ácida . Ela é formada pelas células paretiais (células existentes na parede do estômago) em forma de pepsinogênio (forma inativa, sem HCL) por que se ela tivesse ácido clorídrico em sua formação corromperia as células que a formam, ela encontra o ácido clorídrico já no estômago e adentra na molécula da proteína para quebrar os aminoácidos dos alimentos e assim ajudar a digeri-los.
O ph da pepsina é baixo (de 2.0 a 9.0) por causa da presença de HCL (ácido clorídrico), que deixa o ácido tão forte que se entrar em contato com a pele pode trazer coceiras e feridas, por isso as células que compõe a parede do estômago tem que ser recompostas a cada três dias, se existir alguma anomalia, algo que não deixe as células se reconstituirem chamamos isso de gastrite, que é quando a pepsina com hcl começa a corroer a parede do estômago o que causa dores e estômatite (feridas no estômago).
Por Clara Duarte se quiser ajuda é só procurar no facebook