A Partir Das Transforma Es Sociais Ocorridas No Brasil No Sec
A modernização do Brasil que teve como modelo a belle epoque européia, trouxe uma mentalidade que buscava a urbanização de forma que amenizasse os problemas sócias relacionadas a saúde. Nesse período observamos um imenso avanço na higiene; como exemplo tivemos a vacinação obrigatória de 1904 liderada pelo medico higienista Oswaldo Cruz.
O "movimento higienista" tanto na Europa quanto no Brasil teve papel semelhante no inicio, objetivando a proteção da população e procurando desenvolver a saúde da população trabalhadora. Porem o problema maior começou a aparecer quando começou a acreditar-se que a diversidade racial Brasileira era um dos fatores que causava o seu atraso econômico e social. Muitos intelectuais brasileiros nessa época tentaram entender o porque da falta de desenvolvimento econômico do pais que é imenso de riquezas naturais.
Diante desse paradoxo que incomodava os brasileiros surgiu uma tese que foi de grande repercussão, que foi chamada de tese fatalista, que dizia que a sociedade brasileira era constituída por raças inferiores. Esse pensamento esdrúxulo, foi logo combatido por uma outra corrente do movimento higieniza, era o pensamento intervencionista que defendia que o povo brasileiro não era produtivo, porque estava abandonado pelas autoridades governamentais, ou seja o problema estava vindo de uma má gestão publica.
A Educação Física foi, em meados do sec.XX,foco, pois foi inserida para justificar o aprimoramento racial da população, que veio de dois víeis: uma lamarckista,de cunho intervencionista no campo da educação, e outra