A PARTICIPA O POPULAR NA GEST O PUBLICA
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL E CONSELHO DE GESTORES DE POLÍTICAS
PÚBLICAS
RA
BELÉM-PARÁ
2014
CONSELHOS DE GESTORES
Os Conselhos Gestores surgem como um novo padrão de interação entre governo e sociedade, exigindo-se dos cidadãos uma atuação efetiva, por meio de processos interativos, no âmbito da gestão pública. Esse modelo de gestão absorve em sua estrutura vários segmentos da sociedade, passa a se constituir o novo lócus de articulação política na defesa pela democratização da gestão das políticas públicas, através dos quais sujeitos diversos interagem no processo de deliberação, gestão e controle social das políticas públicas, nas diversas áreas sociais.
É muito importante que analisemos a importância da participação popular nesses conselhos,
Temos que fazer valer o esforço de se promover a efetivação da democracia participativa no Brasil e o reconhecimento do desafio do cidadão ativo em sua missão de corresponsabilidade pela gestão pública, apoiando na assunção de novas políticas sociais.
A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A participação da sociedade civil na gestão da coisa pública ganha novos contornos e dimensões, com a inclusão de vários atores sociais no processo de deliberação pública. Trata-se de uma tendência que se contrapõe à forma centralizada e autoritária que, por mais de duas décadas, prevalecerá na estrutura política brasileira. A partir desse marco, temas como descentralização e reordenamento institucional seriam recorrentes e vitais para a revalorização da participação política e do poder local.
A gestão participativa pressupõe um Estado democrático, que tem seus eixos fundamentais nos direitos de cidadania, sintetizados na igualdade dos cidadãos e na soberania popular. Daí que a construção de uma gestão democrática seja a busca de um modelo em que Estado e Sociedade se confirmem como partes constitutivas do processo de definição de políticas públicas.
GONVERNANÇA