ATIVIDADE 6 SEMANA
1) Caracterize a respiração em anfíbios. R: Os anfíbios são dependentes da respiração cutânea, porém a pulmonar é geralmente 70% da respiração do animal. A umidade na pele produzida pelas células secretoras de muco vão auxiliar na respiração cutânea e absorção de água por meio da difusão. 2) Diferencie a circulação em anfíbios. R: Nos anfíbios s, há sistema circulatório duplo; o que quer dizer que há dois ciclos pelo qual o sangue passa um no qual o sangue é oxigenado e outro no qual ele é distribuído pelo corpo. No entanto, nem sempre o coração é totalmente separado em duas bombas. Os anfíbios possuem um coração com três câmaras.
3) Elabore um texto explicando o comportamento de corte dos Anura. Explique como é, quando ocorre e quais as diferenças.
R; O estudo do comportamento reprodutivo em anfíbios anuros é facilitado pela relativa imobilidade dos indivíduos, bem como o pouco distúrbio causado pela manipulação das espécies e ainda pela grande variedade de ambientes em que ocorrem. A grande diversidade reprodutiva da região neotropical, a qual nos interessa, esta ligada a diversidade do ambiente, onde há grande variação climática, tanto de temperatura quanto de precipitações, formando vários e distintos micro-habitats.
Porém, em linhas gerais, podendo dizer que há três grandes formas de desenvolvimento dos anuros (Bertolucci,1991).
– desenvolvimento aquático
– desenvolvimento semi-aquático
– desenvolvimento terrestre
A temperatura do ar, as precipitações pluviométricas e a luminosidade da Lua parecem afetar a atividade reprodutiva dos anuros. Quando a temperatura do ar está baixa o número de anuros em atividade diminui, o mesmo ocorrendo quando a lua está cheia e luminosa. Também as precipitações pluviométricas irregulares e o vento fazem com que os anuros diminuem as suas atividades. Na reprodução explosiva (explosivo breeding) há grande competição entre os machos, os quais se